quinta-feira, 15 de março de 2012

Vigilância Sanitária apreende 450 litros de leite impróprio para consumo em Boa Vista

A Vigilância Sanitária Municipal realizou uma ação de fiscalização e apreensão de leite não pasteurizado, que é impróprio para consumo. O produto havia sido distribuído para comercialização em Boa Vista. No total, foram apreendidos 450 litros de leite nos boxes dos permissionários do Mercado Romeu Caldas.

O leite apreendido foi despejado no Aterro Sanitário. A Vigilância mandará um laudo da apreensão à Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR), que tem a competência da prévia inspeção e fiscalização da produção de alimentos de origem animal com destino à comercialização.

Com objetivo de orientação e educação, a Vigilância Sanitária solicitou à Associação Roraimense de Supermercados que divulgasse para seus associados a importância de se adquirir para comercialização somente produtos alimentícios de origem animal provenientes de estabelecimentos, cujo funcionamento esteja devidamente registrado e autorizado pelo órgão oficial competente para a fiscalização das suas atividades.

Todo produto alimentício de origem animal produzido e comercializado somente em Roraima tem que possuir no rótulo o carimbo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE/RR). Assim como todo alimento de origem animal produzido em outros Estados e comercializados em Roraima deverão possuir no rótulo o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
 
A coordenadora municipal da Vigilância Sanitária, Conceição Sales, recomenda aos consumidores que encontrarem produtos clandestinos, que comuniquem a Vigilância Sanitária. “São inúmeras as doenças que podem ser transmitidas ao consumidor por meio dos alimentos, por isso, é importante que a população denuncie esse tipo de comercialização, para que possamos combater este tipo de venda”, frisou.
 
Os alimentos de origem animal que não possuírem no rótulo o carimbo do SIE/RR ou do SIF serão apreendidos e inutilizados pela Vigilância Sanitária. Mais informações podem ser obtidas na sede da Vigilância, na avenida Getúlio Vargas, no Centro, ou pelo telefone 3623-1314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário