terça-feira, 6 de março de 2012

Secretário destaca a expansão da fruticultura em Roraima

O vice-governador e secretário de Agricultura, Chico Rodrigues, visitou nesta sexta-feira (17), áreas de produção de mamão, banana e abacaxi nas regiões de Serra Grande I e II no município do Cantá, onde o governo do Estado está incentivando a expansão do plantio de frutas com a destoca de quase quarenta hectares de terra para abrir novas áreas de cultivo.

Os tratores da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), estão há mais de vinte dias em um mutirão na região para fazer o trabalho de destoca, além de gradear as terras. O governo também está distribuindo o calcário que serve para corrigir o solo.

Chico Rodrigues destacou que as ações estão dando reflexo rápido com o aumento da produção de frutas em várias regiões. Ele citou o aumento da produção de banana nos municípios do Sul de Roraima em Campos Novos (Iracema), que hoje são responsáveis pelo abastecimento do mercado amazonense.

Ele citou que no Cantá as ações que estão sendo otimizidas visam aumentar a área plantada de abacaxi que deverá chegar aos duzentos hectares até o meio do ano. Ele lembrou também que o município de Pacaraima começa a ganhar destaque com o cultivo de frutas exóticas a exemplo do Morango, cuja experiência tem tido excelentes resultado devido as condições climáticas do município.

“Um agricultor plantando abacaxi sustenta sua família e ainda tem uma excelente renda por ano. Em um hectare ele chega a colher 25 toneladas por ano o que representa uma renda de R$ 25 mil. Isso é fantástico e por isso temos que incentivar cada vez mais a agricultura familiar”, destacou.

O secretário afirmou ainda que as ações estruturantes como o asfaltamento de vicinais e a energia rural com o Programa Luz para Todos que chegou quase 4 mil famílias em todo o Estado vão possibilitar o aumento gradativo da produção. Ele fez questão de ressaltar as parcerias da Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag), que estão dando celeridade ao desenvolvimento agrícola de Roraima.

“Estamos trabalhando em conjunto com todos os atores ligados ao setor agrícola. A infraestrutura está pronta e com as parcerias vamos desenvolver o Estado e consequentemente gerar renda para os agricultores”, concluiu Chico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário