O vice-governador e secretário de Agricultura Chico Rodrigues aproveitou a Festa da Banana na vila de Campos Novos, município de Iracema para anunciar o apoio a expansão de novas áreas do cultivo da fruta.
Na oportunidade ele se reuniu com produtores da região para entregar 100 toneladas de calcário que serão distribuídas aos agricultores que pretendem cultivar novos plantios. Cada produtor vai receber até uma tonelada de calcário.
“O calcário insumo fundamental para corrigir o solo. Com este apoio vamos incentivar o cultivo de novas áreas que podem se plantadas com mais qualidade, haja vista, que os nossos técnicos vão acompanhar a aplicação do insumo”, destacou Chico.
Chico Rodrigues garantiu ainda que nos próximos dias uma patrulha mecanizada será enviada a região de Iracema para fazer um trabalho de tapa buracos nas vicinais de forma a recuperar os pontos críticos e dar trafegabilidade durante o período do inverno.
“Temos quase sei mil quilômetros de vicinais o que demanda uma gama de trabalho muito grande para recuperarmos todas elas, mas vamos fazer um trabalho de patrulha mecanizada enviando várias máquinas para que durante o inverno os bananicultores da região possam escoar com mais facilidade a sua colheita”, complementou Chico.
O bananicultor Sebastião Ribeiro Júnior, que tem quarenta hectares de banana cultivadas na vicinal 6 em Campos Novos, explicou que com o beneficio do calcário pretender ampliar em até cinco hectares a área de plantio.
“Este insumo é importante porque as terras de região têm uma acidez alta. O calcário então nos dá garantia que podemos ampliar a área e aumentar a produção”, disse.
A região de Campos Novos é um dos principais pólos produtores da banana em Roraima com quase 1.400 hectares cultivados. De acordo com dados da Casa do Produtor Rural (CPR) daquela localidade são mais de 300 produtores cadastrados, mas acredita-se que o número pode ser ainda maior devido a abertura de novos assentamentos na região.
“Temos mais de trezentos produtores cadastrados, mas sabemos que o número é bem maior porque muitos produtores estão em áreas de novos assentamentos e ainda não nos procuraram”, afirmou Oscar Sato, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura em Campos Novos.
O técnico destacou ainda que a região tem um solo muito fértil o que tem levado os produtores a investirem na banana que é comercializada parte em Boa Vista, mas a grande quantidade é exportada para o Amazonas.
De acordo com ele a Casa do Produtor em Campos Novos orienta o bananicultor que pretender recorrer a financiamentos rurais para expandir a produção com as orientações necessárias para que o agricultor possa ter acesso a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que lhe credencia a buscar recursos junto às instituições financeiras.
“Todas as informações básicas que o agricultor precisa nós fornecemos. Quando ele não tem documentação necessária para obter a DPA nos o orientamos de forma que ele tenha acesso ao crédito com mais facilidade e conseqüentemente possa expandir sua produção”, concluiu Sato.
O prefeito de Iracema Harrison Nakayama, que também participou da festa lembrou que os bananicultores da região precisam se organizarem em cooperativa para que possam agregar valor ao produtor e eliminar a figura do atravessador que compra a banana no lote a um preço bem abaixo do mercado e vende em Boa Vista ou Manaus com um lucro duas vezes maior.
“O secretário de agricultura e o governo já nos garantiram apoio para criarmos a cooperativa que será a redenção dos produtores. Hoje ele vende um cacho de banana por R$ 2 ou R$ 3 reais ao atravessador que quando chega na cidade ganha três vezes mais do que este valor. Com a cooperativa vamos trabalhar melhor o produto com a venda em caixa e além de agregar valor vamos eliminar quem ganha com o suor do produtor”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário