Visando contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar em todo o estado, o Governo de Roraima entrega nesta quinta-feira (15), de 500 toneladas de calcário para pequenos produtores rurais do município de Rorainópolis.
O insumo será entregue diretamente nas propriedades rurais que foram cadastradas previamente pelos técnicos da Seapa (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Um comboio com 50 caminhões, cada um transportando 10 toneladas de calcário sairá do porto de Caracarai na manhã desta quinta-feira, com destino a Rorainópolis onde o insumo será entregue aos agricultores.
Em 2011 o Governo adquiriu 25 mil toneladas de calcário para atender a agricultura familiar e em larga escala. O produto vai atender a todas as regiões do estado. Cerca de 10 mil famílias serão beneficiadas com o calcário que é o principal insumo para a correção do solo. O calcário para atender a agricultura familiar será subsidiado 100% pelo Governo.
O calcário veio da cidade de Itaituba no Pará e navegou mais de 20 dias pelos rios Tapajós, Amazonas, Negro e Branco até chegar a Caracarai. A empresa que vendeu o produto tem o prazo até o mês de dezembro para entregar o restante do calcário.
O insumo foi comprado por meio de registro de preço no valor de aproximadamente R$ 5 milhões. O calcário que chega em pedra será moído e entregue nas Casas do Produtor Rural (CPRs), que fará a seleção e distribuição do insumo priorizando os produtores que já detém áreas destocadas ou preparadas para o plantio.
O secretário de Agricultura, Rodolfo Pereira informou que o insumo está chegando a todas as regiões do estado como forma de preparar o plantio para a próxima safra de 2012. “O calcário é o principal insumo para a agricultura em Roraima, visto que nossas terras precisam de correção do solo.Vamos atender a todos os produtores para que eles tenham tempo para o plantio da próxima safra”, explicou.
PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA - Os grandes produtores de grãos também terão subsídios do Governo do Estado para o preparo da safra 2012. Os incentivos serão oferecidos por meio da Lei Estadual nº 215, que prevê o subsidio de 50% no valor da tonelada do calcário.
A aquisição antecipada do calcário vai possibilitar tanto aos agricultores familiares e em grande escala a se antecipar no preparo da terra para a safra de 2012. A expectativa com este planejamento visa aumentar gradativamente a área de grãos plantada em Roraima.

Nenhum comentário:
Postar um comentário